21 janeiro 2009

Sempre viajando... Cidades Históricas, Minas.

"O espírito de aventura e o ímpeto pela riqueza fácil levam à região centenas de aventureiros bandeirantes. Segundo a lenda, ao meter a gamela no Ribeirão Tripuí para matar sua sede, um homem encontra no fundo algumas pedras negras e resolve guardá-las. De volta a Taubaté, São Paulo, de onde partira sua bandeira, repassa as pedras a outro homem, e estas chegam às mãos do então governador do Rio de Janeiro, Artur de Sá e Menezes. Num gesto despretensioso, o governador leva à boca uma das pedras e ao trincá-la com os dentes, identifica o tão cobiçado metal."

Minas, São João Del Rey. Chegamos de Tam em BH e fomos de Total para São João, não conhecia a empresa aérea, mas achei ótima. Os atendentes são mais do que simpáticos.
Bom, chegamos no hotel Garden Hill Golf Club, muuuuuito gostoso. A foto ao lado é da piscina e logo atrás podemos ver a sede. É muito confortável, os quartos são bárbaros. Desde a roupa de cama, até os banheiros com jacuzzi. O café da manhã é delicioso (nem precisa falar não é? estamos em Minas Gerais!).

Conheci estas cidades e me apaixonei. Cada uma com seu charme. São João Del Rey é famosa por suas ricas igrejas, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar com seus altares ofuscantes todo em ouro e a de São Francisco de Assis, localizada no meio de uma praça com palmeiras imperiais centenárias, além das Igrejas de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora das Mercês e de Nossa Senhora do Rosário.
Nas ruas da cidade vocês podem encontrar a mais bonita e verdadeira arquitetura colonial mineira.

Nesta foto meus amigos de viagem estão apreciando e ouvindo com atenção um profundo conhecedor da cicade, falando sobre a Igreja de São Francisco de Assis. Ela é linda e fica em uma praça com duas fileiras de palmeiras imperiais na sua frente, é realmente um cartão postal.
Conheco dois restaurantes bem gostosos, o Entre Atos e o Quinta do Ouro, ambos ficam na avenida principal da cidade. Entre outros lugarers você encontra bares e cafés aonde você pode comer o autêntico pão de queijo mineiro e bater um papo (que geralmente demora) com o simpático garçon que te atender.





Agora vamos para Tiradentes. De São João para Tiradentes, pegamos um trem Maria Fumaça. Ele é super estiloso e o mais engraçado é que na sua chegada na cidade (tanto Tiradentes, como SJDR) o trem é virado no braço. É verdade, ele para em uma rotunda e pessoal vira ele no braço mesmo. Então subimos no trem e partimos para Tiradentes. A viagem é deliciosa, tranquila e bem rápida demora uns 35 min. e a paisagem é linda.




A cidade é lindinha! É pequena mas cheia de charme. As ruas de pedras e o casario enchem nossos olhos de cores. Aqui podemos encontrar restaurantes chiquérrimos, lojas de decoração com móveis e peças de arte, que você não encontra em São Paulo. E também bares e restaurantes super charmosos, lá no centro, na pracinha, aonde também acontece anualmente o Festival de Cinema de tiradentes, que o meu amigo Marcinho ainda não cansou de ir.

De Tiradentes, podemos ir para Bichinho, vila do artesanato.Para ir até lá, pegamos uma estrada de terra e aos poucos você começa a ver as casinha e ateliês. É só parar o carro e começar a andar, você entra e sai de todas elas, cada uma com um tipo de artesanato, ou o mesmo, com uma diferente decoração.

Esta é uma cidade (zinha) bem próxima a Tiradentes. É a cidade dos artesãos. Lá você encontra todo o tipo de arte mineira e os seus artistas, pois é, muitos deles deixaram as suas cidades natal e vieram montar o seu atelier aqui. A cidade tem ruas de terra e os moradores não pretendem mudar isto. Por cada casa que você passa, você entra e encontra quadros, bonecas, enfeites e utencílios de todo tipo, todos eles lindos! Almocei em um restaurante que era no fundo da casa de uma moradora. Ela abriu a cozinha na hora para nos fazer o almoço. As mesas eram de madeira e bancos inteiriços. Chão de terra é claro. E junto com a gente almoçavam também as pintadas galinhas d'angola. Elas andam enfileiradinhas mesmo, são lindas!

Ouro Preto! Você precisa de boas pernas para conhecer a cidade e vale muito a pena. Além do casario, da linda arquitetura e das igrejas (que eu conheci todas) a cidade tem muitas opções de restaurantes como o Chafariz, que é bem típico, bonito e uma comida deliciosa. Perguntando, todos conhecem. As lojas de lembranças são muitas. Você encontra pedra sabão(em todo lugar) roupas, jóias (muita coisa em prata), tapeçaria e é claro, a melhor pinga do mundo. Lá o preço é justo. Você compra uma de ótima qualidade e paga o preço de um refrigerante. Outra coisa bacana para quem gosta de cozinhar, são as panelas de pedra, a gente se empolga mesmo, pois o preço é bárbaro, o único problema é o peso e o volume para trazer de volta...
À noite você sai andando e todo o comércio está aberto. Várias opções de bares, todos é claro, com uma variedade maravilhosa de pinga. Você pode conhecer vários na mesma noite, só cuidado depois de experimentar a típica branquinha, não sair do bar tropeçar e rolar ladeira abaixo.
Não podia deixar de colocar as namoradeiras. Bonecas típicas no artesanato local. Elas estão em todas as janelas, suspirando a espera do seu namorador... e todas elas tem esta cara de "estou suspirando", são lindas. Elas existem de todo tamanho, cor e modelo e seu olhar apaixonante faz a gente querer levar uma para casa...







Aqui flagrei um querido amigo fotógrafo, tirando uma das 2800 fotos que ele consegui tirar durante a viagem. Além de engraçado ele era muito querido. Mas todo o grupo era ótimo, nos demos bem desde o primeiro dia. Alguns eram do sul outros de Minas mesmo, do Rio e de São Paulo. Mais uma maravilhosa lembrança para poder contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário