01 abril 2009

St Maarten ou Saint Martin? Linda e globalizada...








Saint Maarten foi uma ótima viagem surpresa. Trabalhava na revista Forbes na época e minha chefe como não podia ir, me mandou para lá. Foi ótimo, além de conhecer mais um lugar paradisíaco, ainda escrevi a matéria para a revista, que vem logo a seguir.











Quem se lembra de Saint Maarten apenas como a ilha que foi destruída pelo furacão Louis em 1995 pode começar a pensar diferente. O lugar foi reconstruído e está pronto para mostrar suas mais de 30 praias paradisíacas com toda confortável infra-estrutura para turistas do mundo inteiro.
Dividida em 1816 entre franceses e holandeses, a parte sul pertence às Antilhas Holandesas junto com Santa Eustácia Saba, Curaçao e Bonaire, todas autônomas, e a parte norte à França. Essa divisão é imperceptível graças ao espírito de amizade que reina entre as duas populações.
Mesmo com tempo nublado, o que seria uma decepção para qualquer visitante num destino onde as praias são as protagonistas, conhecê-las é uma experiência válida. A beleza natural e a cor da areia e da água, realmente tornam a visita do sol um mero detalhe. Mas, no Caribe, o astro rei nunca demora a aparecer. Outro aspecto que impressiona são as construções, em quantidade expressiva, subindo em ritmo acelerado de hotéis e condomínios de luxo.
As marinas, que contam com uma segurança especial, tanto do lado francês como do holandês, possuem um movimento muito intenso de visitantes dos Estados Unidos e Europa durante todo o ano. Um barco, geralmente um mega-iate, contrata em média 50 funcionários com um salário de no mínimo US$ 2 mil por mês. Os campos de golfe também são obras de grande importância, já que o esporte é muito solicitado pelos turistas.
Qualquer pessoa que queira vir para uma das ilhas vizinhas, como Saint Barthelemi, Anguilla ou outra próxima, precisa passar por Saint Maarten e pegar outro avião ou barco e este movimento é importante para a economia local.
Para quem gosta de fazer compras, Saint Maarten é o paraíso. Toda a ilha é um porto livre de impostos. Pode-se encontrar desde o seu perfume preferido até uma jóia de ouro e brilhantes. Quanto aos eletrônicos, você encontra tudo. Os preços são muito atraentes. O centro de compras de Philipsburg, capital do lado holandês, vale várias visitas. A moeda usada é o dólar americano e a cidade está toda reformada, novinha. A orla mostra um calçadão com coqueiros, muitos restaurantes e cafés que dão um charme especial ao lugar.
Na rua principal de compras, a Front Street, você encontra um número surpreendente de joalherias, lojas de perfumes e cosméticos, roupas, eletrônicos, bebidas e é claro, lembranças da cidade. A capital também possui uma feria fixa onde comercializa seu artesanato local, que é muito colorido e atraente aos olhos dos turistas.
Os restaurantes da ilha são muito gostosos, com uma decoração sempre bonita e pratos excelentes, a maioria deles possui logo na entrada um viveiro de lagostas, que, aliás, sobram por lá. Outra dica muito boa são os coquetéis fantásticos. O drink principal da ilha é o guavaberry colada, uma bebida à base de licor de guavaberry, uma fruta típica de Saint Maarten, e não deixe de trazer uma garrafa. Para quem gosta de jogar, ainda tem o casino em Pitsburg. Muito bonito e lotado de jogadores, este também é uma ótima opção para quem gosta ou só para conhecer.
Na capital do lado francês Marigot, a moeda usada é o euro, mas o dólar americano também é aceito. Um passeio prazeroso é passear pela Marina Royale e ir à feira de artesanato. Lá também encontramos as lojas de perfumes, cosméticos, bebidas, roupas e eletrônicos. Se preferir um shopping Center, a opção é o West Indies, bem do lado direito da marina. Muito chique é o único da ilha.
Nos dias ensolarados as praias brilham com a areia branca. Podemos começar pela Oriental Beach, no lado francês, a praia mais agitada, com vários restaurantes, bares, quiosques e aluguel de para-sail.

















O restaurante Kon Kiti tem uma extraordinária cozinha francesa e sua localização não poderia ser melhor. Do lado holandês, não se pode deixar de ir às praias Mullet e Cupe Coy com águas incrivelmente transparentes e os peixes, já acostumados com o movimento, nadam do nosso lado na maior tranqüilidade.




Na praia de Maho Beach, podemos ver os aviões chegando à ilha, pois fica do lado do aeroporto, você vê o avião gigante passando na sua frente, uma experiência emocionante!!!
Outra coisa muito interessante e um pouco bizarra que aconteceu, foi quando fomos visitar uma ilha em um passeio de barco. A ilhota é linda, a cor da água é de um azul quase royal. Bem chegando lá fomos passear pela praia e logo encontramos uma barraca com lembranças para comprar. O dono, um senhor já com seus quase 70 anos, muito simpático, tinha um corpo magro e usava uma pequena sunga vermelha. Logo que chegamos ele veio conversar. Contou quase que toda a sua vida naqueles minutos. Resumindo, a filha dele morava no Brasil, país que ele adora e visita com uma certa frequência e quase todas as lembranças que ele tinha naquela barraca foram compradas na Rua 25 de março, isso é que é globalização não é???

7 comentários:

  1. oi Criiii....que demais esse lugar... e a matéria ficou o máximo!!! agora tem uma coisa...tá faltando Floripa neste blog!!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Podexá, to preparando!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris..estou indo sozinha passar 10 dias em saint Martin, tô meio receiosa, pois, meu inglês é pessimo, queria se possivel que me desse algumas dicas e quem sabe se é que vc conhece alguns brasileiros lá e possa me dá o contato, vou sozinha, passar o reveillon ...
    me chamo Luciana Sekeff(lucianasekeff@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Ola Cris, estou indo pra St Maarten em fevereiro e gostaria de saber se consigo efetuar saques na moeda local la com meu cartao internacional.
    me chame Luciane. Obrigada
    lrfeitosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. olá Cris... ficou muito boa a matéria.. parabéns mesmo!

    e gostaria de pedir a você algumas dicas de lugares indispensáveis para se visitar?
    (praias, restaurantes, lojas)

    ficarei uma semana.. e como o tempo é curto gostaria de aproveitar ao maximo tudo que conseguir! indo nos lugares certos!

    muito obrigado desde já..

    brunalovato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Valeu Cris,to indo,chegou minha vez,abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris.
    Parabens pela iniciativa.
    Vou partir de fortla... no Oasis of the seas, como vc sabe, a parada é breve pois o cruzeiro segue para utros destinos...
    Gostaria de dicas sobre praias mais desertas e ilhotas que poderei visitar no periodo curto que ficarei por lá. Vc sabe se os preços em st. Maarten sao mais baixos que os de Miami?
    E mais uma, vc sabe se consigo fazer a ilha com triciclo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir